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B2C e B2B: quais são as diferenças?

Marketing

Quando se trabalha com vendas de produtos, é fundamental saber com quem se está falando. O uso de uma linguagem adequada com o público certo, pode fazer uma baita diferença no seu faturamento. Por isso, vamos te mostrar as diferenças entre as vendas B2C e B2B, para você acertar em cheio nas suas estratégias. 

O que são vendas B2B?

A sigla B2B (Business to Business) significa quando o cliente de uma empresa é outra empresa. Na maioria das vezes, as relações B2B são mais duradouras, pois elas não se refletem somente na necessidade momentânea do cliente.  

Uma empresa que é cliente de outra, busca um bom custo-benefício e a decisão de compra pode depender de várias pessoas. As vendas B2B não são feitas por impulso. Uma empresa que busca um fornecedor no mercado faz uma análise minuciosa de diversos fatores, antes de bater o martelo. 

Nas vendas B2B, a empresa compradora precisa ter informações que sejam relevantes sobre os produtos ou serviços. Confiança e transparência são primordiais nesse tipo de negócio que, na maioria das vezes, é de longo prazo.

O que são vendas B2C?

Já a sigla B2C (Business to Consumer), significa que a venda é sempre feita para o consumidor final, ou seja, uma pessoa física. O varejo é um ótimo exemplo desse tipo de negócio. As vendas B2C são sempre motivadas pela necessidade imediata do cliente, desejo de consumo, valores emocionais ou até por impulso pela compra. 

Nas vendas B2C, a fidelização do cliente à sua marca é muito menor, se comparada às vendas B2B. A grande questão é que os varejistas estão sempre disputando a atenção do consumidor final, que vai optar pelo negócio que for mais lucrativo para ele. 

Principais diferenças entre vendas B2B e B2C

Público-alvo e perfil do comprador

De uma forma resumida, podemos dizer que, na venda B2B, o comprador é uma pessoa jurídica. Já na venda B2C, o comprador é uma pessoa física (consumidor final).  

Valores de compra e recorrência 

Em vendas B2C, os preços dos produtos costumam ser menores, bem como a recorrência da compra. Nas vendas B2B, é justamente o contrário, ou seja, as compras são em maior quantidade e mais frequentes.  

Formas de pagamento 

Nas compras B2C, os pagamentos devem ser feitos antes do envio dos produtos. Geralmente, ele é feito via cartão de crédito, boleto bancário ou pagamento online. Já nas compras B2B, o envio das mercadorias é feito antes do pagamento que, na maioria das vezes, é faturado via boleto com prazo. 

Ações de marketing

Nas vendas B2C, as campanhas visam atingir o maior número de pessoas possível. Por isso, ações massivas e com baixo custo de aquisição de clientes, são usadas. Já nas vendas B2B, são utilizadas ações mais segmentadas e direcionadas, o que faz o custo de aquisição de clientes ser mais oneroso.

Agora que você conheceu as diferenças entre vendas B2B e B2C, que tal focar seus esforços em uma boa campanha de vendas para prosperar no mercado? 

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