fbpx

É possível transformar um cliente insatisfeito em um advogado da marca?

Marketing

É possível transformar um cliente insatisfeito em um advogado da marca?

A insatisfação dos clientes é uma das maiores preocupações das empresas. Afinal, um cliente insatisfeito pode ser prejudicial para o andamento de qualquer negócio e fazer as vendas despencarem.

Mas você já se perguntou como é possível fazer os clientes insatisfeitos se tornarem fiéis admiradores da sua marca? Esse artigo vai te mostrar como isso é possível. Pode acreditar, seus produtos ou serviços vão conquistar uma legião de fãs.

Agradeça a reclamação de um cliente insatisfeito

Se aparecer um cliente no seu estabelecimento esbravejando de tanta insatisfação, escute o que ele tem a dizer e agradeça a reclamação.
O agradecimento pode desarmar a ira de qualquer cliente. Além disso, quando alguém reclama, pode ser uma ótima chance de você não deixar aquilo acontecer novamente. Agradeça, sempre!

Mantenha a calma acima de tudo

Não é fácil lidar com um cliente gritando de raiva no meio da sua loja.
De qualquer forma, respire fundo e mantenha a calma, por mais que seja difícil. Não altere o tom de voz e nem bata de frente com o cliente, pois isso só vai aumentar a insatisfação do mesmo. Se você também estiver nervoso (a), não chegarão a nenhum consenso, certo?

Não se deixe abalar

Nem sempre o cliente tem razão, por mais que as outras pessoas afirmem o contrário.
É a sua percepção a respeito da insatisfação dele é que vai contar. Evite apontar culpados ou pedir desculpas em excesso. Você não precisa provar que está errado para resolver o problema de um cliente nervoso. Não leve para o lado pessoal e não deixe se abalar por causa da rispidez alheia.

Encare de frente o conflito

Qualquer tipo de conflito é algo desconfortável e que pode incomodar bastante.
E ter que resolver um problema de um cliente insatisfeito pode ser algo bem estressante. Mas você não deve evitar o conflito, pois isso não garante que os problemas desaparecerão. Ao contrário, encare-o de frente. Somente dessa forma é que a confiança aumenta.

Mantenha seus pensamentos focados no positivo

Você sabia que a forma que você pensa a respeito de um cliente insatisfeito revela como você reage a ele?
Ao invés de demonstrar indignação pela reclamação do cliente, use suas habilidades para amenizar a situação. Mantenha o pensamento positivo na resolução do problema da melhor forma possível. Não trate o seu cliente como sendo um estorvo.

Procure sempre o lado positivo da insatisfação do cliente

Toda reclamação tem o seu lado positivo.
Lembre-se de que o cliente não quer te prejudicar mas sim resolver o seu problema. Faça um teste e comece a perceber o que de positivo a reclamação dele pode trazer. Pense que ele teve a cara e a coragem de reclamar na sua frente ao invés de sair difamando a sua imagem na internet ou com outras pessoas.
Se você seguir nossos conselhos, certamente vai transformar um cliente insatisfeito em um súdito da sua marca. Pode confiar, essas táticas dão certo!

O que há de novo?

Acreditamos que estar antenado às novas tendências e tecnologias faz parte de uma equação de sucesso. Por isso, a metodologia da The Digital Fox está em constante evolução para oferecer sempre o que há de melhor e mais atual.
quais sao as vantagens de ter um brand book blog artigo The digital fox

Quais são as vantagens de ter um Brand Book?

Toda marca que já está há muito tempo no mercado, certamente tem muita história para contar, bem como uma forma única de se comunicar com os clientes. Por isso, resumir toda essa experiência em um Brand Book pode ser uma boa opção. Conheça todas as suas vantagens e dê mais destaque ao seu negócio.

Saiba Mais »
The digital fox artigo blog como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia

Como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia?

Um dos fatores que podem impactar na decisão de compra dos consumidores e faze-los se tornarem fiéis à sua marca, é a credibilidade dela. Mas como podemos aumentar a credibilidade de um negócio ou uma ideia? São imensos os desafios, mas é totalmente possível. Leia até o final e saiba mais.

Saiba Mais »
quais sao as vantagens de ter um brand book blog artigo The digital fox

Quais são as vantagens de ter um Brand Book?

Toda marca que já está há muito tempo no mercado, certamente tem muita história para contar, bem como uma forma única de se comunicar com os clientes. Por isso, resumir toda essa experiência em um Brand Book pode ser uma boa opção. Conheça todas as suas vantagens e dê mais destaque ao seu negócio.

Saiba Mais »
The digital fox artigo blog como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia

Como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia?

Um dos fatores que podem impactar na decisão de compra dos consumidores e faze-los se tornarem fiéis à sua marca, é a credibilidade dela. Mas como podemos aumentar a credibilidade de um negócio ou uma ideia? São imensos os desafios, mas é totalmente possível. Leia até o final e saiba mais.

Saiba Mais »
The digital fox artigo blog B2 e B2B quais sao as diferencas

B2C e B2B: quais são as diferenças?

Quando se trabalha com vendas de produtos, é fundamental saber com quem se está falando. O uso de uma linguagem adequada com o público certo, pode fazer uma baita diferença no seu faturamento. Por isso, vamos te mostrar as diferenças entre as vendas B2C e B2B, para você acertar em cheio nas suas estratégias. 

Saiba Mais »