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O que é benchmarking e qual a sua importância?

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O que é benchmarking e qual a sua importância?

Em uma sociedade altamente competitiva, as empresas travam uma batalha incessante para sobreviverem no mercado. Por isso, diversas técnicas são usadas para a constante melhoria dos serviços prestados aos clientes.

E uma delas é o benchmarking. Esse artigo vai te explicar do que se trata e toda sua importância no dia a dia de qualquer empresa. Nos acompanhe nessa jornada e fique por dentro desse importante assunto. 

O que é benchmarking?

Podemos dizer que se trata de um processo cujo principal objetivo é fazer uma comparação de produtos e serviços que são referências no mercado, além das práticas de gestão, sempre visando uma melhoria cada vez maior. A excelência é um dos grandes segredos do sucesso.
O benchmarking pode ser realizado somente entre empresas de um mesmo setor. Um empreendimento cujos produtos ou serviços têm a máxima aceitação no mercado, serve de exemplo de comparação para que outros negócios também alcancem esse patamar.

Qual a importância do benchmarking?

A grande vantagem é que o benchmarking é uma importante ferramenta que se adapta à realidade das pequenas empresas, já que é possível comparar os processos, tecnologia e sistemas de gestão empregados usados em outras empresas consideradas de excelência na área de atuação.
Além disso, é possível ter uma noção dos modelos de negócio utilizados por tais empresas, para que aconteça um aumento da competitividade no mercado. Desde que a empresa tenha bastante humildade para aprender com outras, o benchmarking é um recurso valioso e que pode render bons frutos.

Porque usar o benchmarking?

Em praticamente todas as áreas, a concorrência é enorme. E uma ótima maneira de prosperar no mercado é aumentando as vendas e, consequentemente, melhorando os resultados. Mas contar com a cooperação de outras empresas nesse processo de constante aprendizado rumo ao aperfeiçoamento, é primordial.
Obter informações preciosas para o desenvolvimento de um negócio, bem como a solução de problemas do dia a dia, é fundamental. E é para isso que o benchmarking pode e deve ser usado. Essa ferramenta pode ser utilizada em qualquer setor de uma empresa, visando a melhoria dos processos.

Tipos de benchmarking

Benchmarking interno: é a comparação entre os diversos setores de uma empresa, visando o melhor desempenho, aprendizado, cooperação e melhoria constantes.
Benchmarking competitivo: consiste em manter o foco nas empresas que lideram o mercado e fazer uma observação minuciosa de todas as suas ações que a levaram ao sucesso.
Benchmarking genérico: trata-se de verificar as tarefas de maior complexidade e que exigem um maior aperfeiçoamento, bem como o uso de técnicas específicas. Nesse caso, a empresa precisa ter um grande conhecimento da área em questão.
Benchmarking funcional: consiste em averiguar as práticas de inovação adotas por outras empresas e que trouxeram resultados positivos. Ou seja, é a comparação de ações específicas que podem fazer a diferença no mercado.
Vale lembrar que o benchmarking também pode ser de grande valia para a empresa que permite o aprendizado de outras, pois ela se consolida ainda mais.

O que há de novo?

Acreditamos que estar antenado às novas tendências e tecnologias faz parte de uma equação de sucesso. Por isso, a metodologia da The Digital Fox está em constante evolução para oferecer sempre o que há de melhor e mais atual.
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