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Saiba em quais estratégias de marketing você deve apostar em tempos de crise

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Saiba em quais estratégias de marketing você deve apostar em tempos de crise

Por muitos anos o setor de comunicação e marketing foi deixado de lado pelas empresas e, ainda hoje, é um dos primeiros a serem atingidos com os cortes de orçamento, erro que pode ser fatal para os negócios. Afinal, para superar uma crise é preciso recuperar o faturamento, reter e conquistar novos consumidores, garantir que a marca continue sendo lembrada. Nada disso é possível sem o marketing. Ainda que as empresas tenham que reduzir orçamentos, investir em estratégias na área é mandatório.

Como todos sabem, vivenciamos atualmente uma crise humanitária que traz implicações importantes no cenário econômico.
A pandemia criou um ciclo de acontecimentos que vai do isolamento social, mudanças nos hábitos de consumo (com queda de compras em vários setores), quebra da expectativa de faturamento das empresas, enxugamento das despesas, demissões, um ciclo que se retroalimenta e que ainda deverá repercutir nos próximos meses. Mas sempre ouvimos que os momentos de crise representam uma oportunidade, e é verdade. Muitas empresas saem ainda mais fortes desse processo e isso se deve, em parte, a como elas enxergam e utilizam as estratégias de marketing.
Sabemos que o momento ainda é incerto e que não existe uma fórmula mágica que vá livrar a empresa de todos os reflexos da crises, mas existem alguns pontos chaves a serem observados e implantados para que as empresas possam se adaptar ao momento da melhor forma possível, reduzindo a turbulência nos negócios.

O que você precisa ter em mente para estruturar as suas ações

Para que você comece a redesenhar o seu planejamento de marketing neste momento, dois pontos são fundamentais: estar atento às mudanças nos hábitos de consumo e entender o que as pessoas esperam das marcas em períodos como esse.
Pesquisas realizadas em todo o mundo revelam que os consumidores desejam que as marcas atuem para minimizar os impactos da crise humanitária, que elas criem e intensifiquem ações de responsabilidade social e que comuniquem isso ao público. No artigo sobre branding e posicionamento de marca é possível encontrar informações mais detalhadas sobre esse assunto, que também é fundamental para que você consiga reestruturar o seu negócio.
Outro ponto importante é entender que a melhor estratégia não é focar na promoção direta dos seus produtos e serviços. Como falamos anteriormente, o público tem certas expectativas sobre as marcas e ser bombardeado com anúncios não está entre elas. As empresas precisam se mostrar úteis para o consumidor, estabelecer relações de empatia, ser como um amigo que está pronto para acompanhá-lo nos melhores e nos piores momentos, indo além da oferta de serviços e produtos. São ações assim que constrói relações duradouras, que gera engajamento e admiração. São essas as empresas que o consumidor irá priorizar quando for pensar em adquirir um serviço ou produto durante e após a crise.

Saiba em quais estratégias apostar:

1. Reforce o Marketing de Relacionamento: ofereça descontos, promoções, libere o acesso a algum serviço que você oferece, ou seja, conquiste o consumidor oferecendo ajuda, mostre que você se importa.
2. Preocupe-se com o Marketing de Conteúdo: neste momento, foque em produzir conteúdos que sejam úteis e relevantes para o público. É importante que você tenha em mente quem é a sua persona, quais os seus gostos, as suas dores e motivações para que assim conseguir desenvolver um conteúdo direcionado e atrativo. Esse é um momento para investir em estratégias do chamado “topo do funil”, que aumentam o tráfego orgânico sem exigir novos investimentos.
3. Seja positivo: para aliviar a tensão dos momentos difíceis, ofereça conteúdos positivos, mensagens motivadoras, compartilhe algum fato ou acontecimento inspirador. Mas atenção ao próximo item.
4. Seja realista e se posicione: não ignore a crise e o que ocorre a sua volta. Informe o público, ajude a sanar suas dúvidas, seja transparente e, principalmente, se posicione: comunique o que a sua empresa tem feito para atravessar esse momento, suas limitações e boas práticas. Como falamos anteriormente, o público espera que as marcas contribuam com a sociedade em momentos difíceis, portanto, aja e comunique as suas ações.
5. Crie ou reforce o seu e-commerce: como já sabemos, a pandemia antecipou e intensificou uma série de tendências, e uma delas foi o crescimento das compras online. Milhares de pessoas realizaram suas primeiras compras no ambiente virtual durante o isolamento, isso significa que os e-commerces ganharam ainda mais consumidores. Empresas que ainda não possuíam loja online precisaram correr contra o tempo para não perder espaço no mercado, enquanto outras aproveitaram para reestruturar o negócio a fim de oferecer uma experiência de compra ainda mais positiva para o consumidor.
Portanto, seja qual for o seu nicho de mercado, saiba que ações de marketing realizadas com estratégia irão ajudar a salvar o seu negócio em momentos difíceis, e esse é o melhor investimento que você pode fazer pelo seu negócio.

O que há de novo?

Acreditamos que estar antenado às novas tendências e tecnologias faz parte de uma equação de sucesso. Por isso, a metodologia da The Digital Fox está em constante evolução para oferecer sempre o que há de melhor e mais atual.
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