fbpx

SEO x SEM: quais as diferenças e vantagens de cada um?

Marketing

SEO x SEM: quais as diferenças e vantagens de cada um?

Com uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar praticamente de tudo na internet. Se você tem um site de e-commerce e quer estar nas primeiras posições nos mecanismos de buscas, precisa conhecer as diferenças entre SEO e SEM, bem como as vantagens de cada um. Aproveite a leitura!

Diferenças entre SEO e SEM

SEO é a abreviatura de (Search Engine Optimization), que quer dizer Otimização para os Mecanismos de Buscas. Já a sigla SEM é a abreviatura de (Search Engine Marketing), ou seja, Marketing para os Mecanismos de Buscas. Conheça as diferenças de cada um:

SEO

Trata-se de um conjunto de técnicas e práticas que têm o objetivo de deixar um site nas primeiras posições do Google. Ações de SEO trazem resultados a médio/longo prazo, pois elas podem levar algum tempo para se tornarem lucrativas. 

Diversos fatores são levados em consideração no SEO: otimização de links, velocidade de carregamento, URLs usadas, segurança, escaneabilidade, responsividade, uso de palavras-chaves nos conteúdos, entre vários outros. 

SEM

Podemos dizer que o SEM são todos os links e anúncios pagos que estão presentes no Google. Se você acabou de inaugurar o site da sua loja virtual, por exemplo, investir nesse tipo de estratégia, pelo menos no início, pode trazer bons resultados a curto prazo.

No SEM, todos os anúncios ficam sempre nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, em uma seção exclusiva dessas plataformas. As chances dos usuários acessarem o seu site que está em um lugar de destaque no Google, são imensas.  

Vantagens SEO:

Gera tráfego orgânico qualificado

Os resultados das buscas orgânicas são gerados quando o seu público-alvo está procurando uma solução para algum problema.

Dá mais visibilidade a médio e longo prazo

Um site que está sempre bem posicionado em uma busca orgânica, acaba virando uma autoridade no seu ramo de atuação.

Bom retorno sobre investimento (ROI)

Uma eficiente estratégia de SEO, através do Inbound Marketing, pode ter um excelente custo-benefício para seu negócio, a médio prazo. 

Vantagens SEM:

Facilita a entrada em um mercado bastante competitivo

Estar nas primeiras posições dependendo somente do SEO, pode ser complicado, principalmente no início das atividades de uma empresa. Investir em anúncios pagos pode facilitar o bom posicionamento. 

Retorno financeiro mais rápido

Anúncios pagos podem ser uma ótima forma de aumentar o tráfego no site da sua loja virtual, em pouco tempo. Se você precisa alcançar resultados mais expressivos, deve investir nos anúncios pagos.

Maior escalabilidade

Ações de SEM têm uma maior escalabilidade e podem acompanhar o crescimento do site do seu e-commerce. Na medida que você for atraindo mais visitantes, as chances de ter mais conversões também se tornam maiores.

Agora é analisar qual delas é a mais interessante para sua empresa. 

O que há de novo?

Acreditamos que estar antenado às novas tendências e tecnologias faz parte de uma equação de sucesso. Por isso, a metodologia da The Digital Fox está em constante evolução para oferecer sempre o que há de melhor e mais atual.
quais sao as vantagens de ter um brand book blog artigo The digital fox

Quais são as vantagens de ter um Brand Book?

Toda marca que já está há muito tempo no mercado, certamente tem muita história para contar, bem como uma forma única de se comunicar com os clientes. Por isso, resumir toda essa experiência em um Brand Book pode ser uma boa opção. Conheça todas as suas vantagens e dê mais destaque ao seu negócio.

Saiba Mais »
The digital fox artigo blog como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia

Como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia?

Um dos fatores que podem impactar na decisão de compra dos consumidores e faze-los se tornarem fiéis à sua marca, é a credibilidade dela. Mas como podemos aumentar a credibilidade de um negócio ou uma ideia? São imensos os desafios, mas é totalmente possível. Leia até o final e saiba mais.

Saiba Mais »
quais sao as vantagens de ter um brand book blog artigo The digital fox

Quais são as vantagens de ter um Brand Book?

Toda marca que já está há muito tempo no mercado, certamente tem muita história para contar, bem como uma forma única de se comunicar com os clientes. Por isso, resumir toda essa experiência em um Brand Book pode ser uma boa opção. Conheça todas as suas vantagens e dê mais destaque ao seu negócio.

Saiba Mais »
The digital fox artigo blog como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia

Como aumentar a credibilidade da sua empresa ou ideia?

Um dos fatores que podem impactar na decisão de compra dos consumidores e faze-los se tornarem fiéis à sua marca, é a credibilidade dela. Mas como podemos aumentar a credibilidade de um negócio ou uma ideia? São imensos os desafios, mas é totalmente possível. Leia até o final e saiba mais.

Saiba Mais »
The digital fox artigo blog B2 e B2B quais sao as diferencas

B2C e B2B: quais são as diferenças?

Quando se trabalha com vendas de produtos, é fundamental saber com quem se está falando. O uso de uma linguagem adequada com o público certo, pode fazer uma baita diferença no seu faturamento. Por isso, vamos te mostrar as diferenças entre as vendas B2C e B2B, para você acertar em cheio nas suas estratégias. 

Saiba Mais »