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Você sabe o que é funil de vendas?

Marketing

Você sabe o que é funil de vendas?

O processo de vendas de produtos ou serviços pela internet não é tão simples quanto parece, pelo menos para o empreendedor. Se as estratégias de marketing não forem bem pensadas, tudo pode ir pelo ralo.

Para você conhecer melhor esse processo, esse post vai te explicar o que é e como funciona um funil de vendas, bem como todas as suas etapas. Nos acompanhe até o final e aprimore seus conhecimentos.

O que é um funil de vendas?

Trata-se de um modelo estratégico de vendas online bastante usado por empresas que tem sites na internet. O funil de vendas mostra, com riqueza de detalhes, toda a jornada do cliente que vai desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra dos produtos ou serviços oferecidos.
Em outras palavras, é o caminho percorrido pelo cliente no site até o mesmo bater o martelo. Consiste em acompanhá-lo desde o momento do acesso até a compra do que precisa. E durante esse percurso ele pode desistir ou seguir adiante. Tudo depende das suas estratégias.

Como funciona um funil de vendas online?

Na verdade, existem certos momentos que fazem parte de um funil de vendas. Temos 4 instantes distintos: o cliente fica sabendo da existência da sua solução pela primeira vez; a pesquisa feita sobre o produto em questão; o fechamento do negócio e a indicação para outros usuários.
Por exemplo, um cliente que acabou de conhecer o produto oferecido por sua empresa, está muito mais inseguro para comprar do que aquele que já está a par dos benefícios dele e já leu as avaliações de outros clientes em seu site.
É por isso que existem as etapas do funil de vendas, que vão definir a maturidade do cliente em relação a compra ou desistência do seu produto. São elas:
• Topo de funil;
• Meio de funil;
• Fundo de funil.

Topo de funil

Esse é o momento em que o internauta toma consciência de que tem uma necessidade e quer buscar uma solução que seja condizente a ela. Assim que ele tem o primeiro contato com o seu site, ele se dá conta de que tem uma demanda e começa a se inteirar sobre ela.

Meio de funil

Nessa etapa existe o reconhecimento do problema por parte do cliente. Ou seja, ele começa a procurar por possíveis soluções para resolvê-lo e até passa a cogitar a compra de um serviço. Nesse momento, o empreendedor deve oferecer opções que possam ajudá-lo a decidir. Essa é uma excelente hora para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.

Fundo de funil

Essa é a etapa da decisão de compra do cliente.
Ele se deu conta de que não conseguirá resolver o seu problema sozinho e precisará contratar um serviço ou adquirir um produto. Esse é aquele exato momento de mostrar que a sua empresa é a melhor opção para ele fechar negócio.
Agora que você entendeu do que é um funil de vendas, como anda as estratégias de marketing da sua empresa?

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